Treinamento Cerebral
Como funciona?
O treino por neurofeedback utiliza uma tecnologia que capta os sinais do cérebro através de sensores e os envia a um computador. Um software interpreta estes sinais e mostra o funcionamento cerebral em tempo real, como se fosse um espelho. Com isso é possível observar, treinar e melhorar os padrões de funcionamento do seu cérebro. O principal objetivo do Neurofeedback é potencializar o funcionamento cerebral buscando um melhor equilíbrio funcional.
Programa individualizado
A primeira coisa a ser feita será um mapeamento das ondas cerebrais por eletroencefalografia. Ele servirá como um levantamento do modo de funcionamento do seu cérebro como um todo. Com base nesses dados e no levantamento de suas queixas e objetivos é definido um plano de treinamento individualizado.
Para cada pessoa é feito um tipo bem específico e individualizado de plano de treinamento. Ele será baseado nas queixas, objetivos e nos dados levantados pelo mapeamento cerebral.
Sessões agradáveis e interativas
Nas sessões, você fará os treinos de forma confortável, sentado em uma poltrona assistindo vídeos, jogando ou fazendo tarefas como leitura, jogos de memória e atenção.
Se o objetivo de seu treino for relaxar, melhorar o sono ou ansiedade você irá reclinar sua poltrona e fechar os olhos, recebendo durante todo o tempo feedback e reforço sonoro.
Durante o processo de treinamento os padrões de ativação vão se equilibrando e se tornando mais funcionais e você começará a ver as mudanças acontecendo.
O cérebro passa a operar de uma forma mais eficiente e sem gasto desnecessário de energia.
Você vivenciará mudanças progressivas, de dentro para fora, ou seja: de seu cérebro para seu comportamento.
Treinamento cerebral globalizado
Neurofeedback com Crianças
Conheça aqui um exemplo de um dos atendimentos de neurofeedback feitos pela Mariana Pavan com crianças.
Respostas rápidas em poucos meses
A velocidade de resposta ao neurofeedback é muito pessoal e depende de diversos fatores, mas costumam começar a ocorrer já nas primeiras 10 sessões.
Ao todo são necessárias, em média, 30 a 60 sessões, duas vezes por semana com duração de 1 hora cada.