O que é o Neurofeedback?
Neurofeedback é uma ferramenta de treinamento cerebral que tem como objetivo melhorar o funcionamento fisiológico do cérebro, aperfeiçoando os padrões associados à nossa capacidade cognitiva, física e emocional.
Como funciona o Neurofeedback no Sistema Brain-Trainer?
Levantamento de queixas e objetivos
Primeiro é feito um levantamento das queixas e objetivos do cliente através de entrevista e de um questionário online que foi criado para auxiliar a avaliação das características e modo de funcionamento cerebral.
Mapeamento Cerebral
É feito um mapeamento cerebral através da técnica de eletroencefalografia. Sensores são colocados no couro cabeludo e são coletadas e gravadas as atividades elétricas do cérebro para que seja feito um levantamento dos padrões de funcionamento daquela pessoa. As gravações são feitas com olhos fechados, abertos e no momento em que executam tarefas de foco, atenção,cálculo, leitura e identificação de padrões.
Análise de dados e definição do plano de treinamento
O Sistema Brain-Trainer oferece um Programa para análise completa de todos esses dados levantados no mapeamento. Ele gera gráficos que possibilitam a interpretação e a identificação dos padrões cerebrais daquela pessoa. Com este recurso é possível observar quais são os principais padrões de funcionamento daquele cérebro e levantar quais deles mais se relacionam com as queixas e objetivos da pessoa. Com base nessas informações é criado um plano de treinamento individualizado que será utilizado ao longo das sessões.
Sessões de Treinamento
Sensores captam sinais do cérebro e enviam a um computador. O Programa utilizado pelo Sistema Brain-Trainer interpreta esses sinais e os devolve para a pessoa mostrando o tempo todo como está o seu funcionamento cerebral. É como se o cérebro estivesse diante de um “espelho”. Esse processo tem um grande potencial de auxiliar o cérebro a se auto - regular. Sinais sonoros e/ou visuais são disparados de acordo com os alvos estabelecidos para o treino e vão ajudando o cérebro a modular seu funcionamento. Ao ”observar” seu modo de funcionamento, o cérebro passa a buscar formas mais eficientes de ativação. Ao longo das sessões o cérebro é desafiado e estimulado a melhorar seu desempenho e, com isso, os avanços começam a ocorrer no dia a dia da pessoa. Ela passa a dormir melhor, a se concentrar e relaxar com mais facilidade, sua memória melhora, ela consegue ficar mais atenta e focada e passa a aprender melhor. Fica emocionalmente mais equilibrada. Tudo isso faz com que o cérebro queira buscar esses novos padrões de forma mais constante.
Rastreamento dos Resultados
Com o decorrer das sessões vão ocorrendo mudanças graduais e definitivas. Os padrões cerebrais mudam e, com isso, os hábitos da pessoa vão se tornando mais eficientes. O cérebro aprende a trabalhar de forma mais eficiente e com menor gasto de energia e, por isso, não tem mais por que voltar ao antigo padrão. É possível parar de treinar sem que haja recaídas e, inclusive, por aprender formas mais eficientes, a pessoa começa a se mostrar cada vez melhor, mesmo após terminar seu processo de treinamento. O programa possibilita a avaliação e geração de gráficos dos resultados durante o processo, levantando os avanços alcançados e redirecionando os treinamentos para progressos cada vez mais significativos.
Avaliação de Resultados
Após o término das sessões é feito um novo questionário para avaliar como evoluíram as questões relacionadas às queixas iniciais. São gerados diversos gráficos de análise comparativa entre o antes e depois para avaliar os resultados alcançados.
Tudo isso acontece, pois, os treinos utilizados pelo Sistema Brain-Trainer são definidos através de uma avaliação individual, específica para a necessidade de cada pessoa, alcançando os objetivos que são melhores para ela.
Para que serve o Neurofeedback?
O neurofeedback ajuda a tornar os padrões cerebrais mais eficientes e, com isso, melhorar diversas questões relacionadas a: